BeijoOutroTchau

julho 11, 2011

Adoçando a vida

Achei interessante compartilhar com vocês algumas coisinhas que tenho lido a respeito dos adoçantes, porque muita gente que quer enxugar uns quilinhos acaba optando por utilizá-los, a fim de economizar calorias extras no dia-a-dia.
O fato é que adoçantes, de maneira geral, estão longe de ser considerados saudáveis. Existem muitos estudos duvidosos a respeito dos efeitos colaterais que eles podem causar. Outros estudos apontam a relação deles com o aumento da vontade de comer doces e até com o aumento de peso.
Na minha opinião, adoçantes devem ser utilizados por diabéticos e por pessoas que querem enxugar alguns quilinhos com mais rapidez, mas que se comprometem a deixar de utilizá-lo depois que o objetivo for alcançado.
Para adoçar, o ideal mesmo é o açúcar mascavo ou demerara, pois são ricos em nutrientes e não apenas ricos em calorias, como o açúcar branco. O corpo acaba trabalhando mais para metabolizá-los em relação ao açúcar refinado, queimando mais calorias.
Vale ressaltar que os adoçantes estão presentes também em muitos produtos light e diet e que há uma recomendação diária máxima para o uso seguro de alguns deles:
Aspartame - 40mg/kg de peso
Ciclamato de sódio - 11mg/kg de peso
Sacarina sódica - 5mg/kg de peso
Acessulfame K - 9mg/kg de peso
Sucralose - 15mg/kg de peso
Stévia - 5,5mg/kg de peso

Cuidar da saúde é fundamental, e para isso precisamos saber o que ingerimos e quanto estamos ingerindo de um determinado composto químico. Fique atenta às tabelas nutricionais para tentar estimar a quantidade/dia que você ingere do adoçante habitual.
Os adoçantes mais comumente vistos nas prateleiras dos supermercados, são:
  • Sacarina - adoça 500 vezes mais do que o açúcar comum; não tem calorias; não é metabolizado pelo organismo.
  • Ciclamato - Há estudos que mostram sua relação com o surgimento de câncer; é proibido em alguns países; não tem calorias; adoça 40 vezes mais do que o açúcar comum; não é metabolizado pelo organismo (ps: esse é o adoçante mais presente na Coca zero, Fanta zero e Sprite zero, mas também é encontrado em menores quantidades nos outros refrigerantes).
  • Aspartame - Adoça 200 vezes mais do que o açúcar comum; tem 4 calorias por grama; não é metabolizado pelo organismo; instável a altas temperaturas e perde o sabor se guardado por muito tempo.
  • Estévia - É originário da planta Stevia rebaudiana, do contrário dos adoçantes citados acima, que têm sua origem no petróleo ou em laboratórios químicos; Adoça 300 vezes mais do que o açúcar comum; não é metabolizado pelo organismo.
  • Sucralose - Adoça 600 vezes mais do que o açúcar; é eliminada pelo organismo em até 24h pela urina; estável a altas temperaturas e não perde o sabor com o tempo.
De todos estes, o que mais tem sido recomendado por nós, nutricionistas, é a sucralose - por estes motivos aqui. Mas lembre-se: adoçante é considerado por muitos especialistas como sendo um medicamento, que foi desenvolvido para os diabéticos. Seu uso deve ser moderado e não deve ser contínuo! Prefira açúcar mascavo ou demerara! :}

Beijo! Outro. Tchau!

2 comentários:

  1. Acompanhando seu blog pude tirar a dúvida que me persegue há uns aninhos.Aqui em casa tds resolveram se cuidar inclusive euzinha que comecei tomando suco verde. Há diversas receitas e nunca se chega a um denominador comum. Não poderia ser o contrário qto ao adoçante.Dois históricos de cancer na família e a preocupação do que consumir.Temos um tal de "açucar magro"(marca)mas a dica da sucralose, vai deu uma forcinha qto a escolha!Brigada!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz, Thais! Mas lembre-se de optar pelos açúcares mais saudáveis, em vez dos adoçantes. :)

    ResponderExcluir