BeijoOutroTchau

março 21, 2011

Ficando fina

As modelos da Renascença eram mesmo um charme, né? Dá até vontade de ter nascido naquela época e não ter que sofrer tanto pra adequar o corpo aos moldes atuais. Mas uma coisa é fato: o sobrepeso é prejudicial à saúde, por isso nós precisamos estar atentas à balança – e não fugir dela, como muitas fazem. 
Muitas pessoas tem me procurado para aprender sobre alimentação saudável. Acho bem bacana essa preocupação com a saúde em primeiro lugar. Muitas estão cometendo loucuras em busca de um corpo perfeito; mas lembre-se que saúde e estética são consequência de uma alimentação saudável.
2011 começou faz tempo e talvez você ainda não perdeu nem um dos quilinhos que gostaria de perder.
Para você conseguir manter ou perder peso, não fique noiada com calorias. REPITO: não fique noiada com calorias. O que a gente vê por aí é uma fama enorme em cima dessas tais calorias. Mas eu vou te explicar uma coisinha: CALORIA não é o fator único a ser avaliado quando se pretende controlar o peso.


As calorias podem ser provenientes de carboidratos (4 calorias por grama), proteínas (4 calorias por grama) ou lipídeos (9 calorias por grama). Mas a composição universal de cada alimento é o que vai determinar o quanto estas calorias serão absorvidas.
Se um alimento é rico em fibras, por exemplo, uma grande parte de lipídeos e carboidratos não será absorvida. Se um alimento é bastante rico em vitaminas e minerais, o nosso organismo vai trabalhar dobrado, de maneira a assimilar todos estes nutrientes, e no final da digestão, esse alimento rico em vitaminas e minerais irá solicitar muita queima de energia (calorias) para que ele seja digerido.
Portanto, nem sempre o que há na tabela nutricional corresponde ao que será assimilado e absorvido pelo organismo.
Alimentos industrializados, por serem ricos em açúcar, gorduras e sódio e pobres em proteínas, fibras, vitaminas e minerais acabam se comportando no organismo de uma maneira integral: a maioria das calorias contidas na tabela acabam sendo absorvidas pelo organismo. Pois são alimentos pobres. Não exigem muito esforço do organismo para serem assimilados.

Ao escolher um alimento, principalmente quando estiver querendo perder peso, opte sempre por alimentos mais naturais (frutas, verduras, peixes, castanhas, azeite, amêndoas, alimentos integrais, açúcar não-refinado). Não se preocupe com as calorias da banana, da castanha, do azeite ou do abacate, por exemplo. Os alimentos naturais requerem grande queima de calorias para serem absorvidos, e no final das contas, nós teremos ingerido menos calorias do que as que constam nas tabelas.
Fique atenta ao sódio. Alimentos como sopas em pó (geralmente utilizadas em dietas sem acompanhamento) são os campeões em sódio, contendo quase 700 mg de sódio por pacote! Isso corresponde a quase metade da quantidade diária recomendada. Outros alimentos ricos em sódio são: temperos prontos, molho shoyu, miojo, embutidos, enlatados.
Então a dica de ouro de hoje, é: observe bem os rótulos dos alimentos industrializados quando for consumi-los. Alimentos diet (sem açúcar) podem conter mais gordura para que o sabor seja realçado. Sucos light podem ter diferenças significativas entre marcas diferentes. As gorduras trans e saturadas podem estar presentes. Não olhe somente para as CALORIAS. Olhe o alimento como um todo, analisando bem a quantidade de sódio, gordura, açúcar, fibras, vitaminas e minerais do mesmo.

Então é isso!
Beijo! Outro. Tchau!

6 comentários:

  1. Muito legal este post! Muito relevante, muito didático e muito interessante, amiga. Parabéns! Você é uma nutricionista excelente!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoroooo ter amiga nutricionista!! =D
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Sempre acreditei no comer certo, ao invés de comer pouco. Este ano decidi praticar exercícios e me alimentar melhor... Primeiramente por estética, mas está virando um estilo de vida muito prazeroso! Atividades saudáveis fazem bem sempre.

    Obrigada pelas dicas! :*

    Obs. para as roupas renascença! *-* Estava babando hoje com algumas "retrô", haha.

    ResponderExcluir
  4. E pra ganhar massa muscular?
    quando vai rolar um Post?
    kkkk
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha! Assim que der, Adriano! beijo!

    ResponderExcluir
  6. menina! nem acredito! isso mudou como eu pensava! ehhehehe e aí, rumo à magreza :)
    e amei as figuras das mulheres..
    beijo :)

    ResponderExcluir